quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Richard - por Claudia Mele

Potencializando afetos com Richard e sua família

Acabo de apagar todo o registro que havia feito ontem no encontro com Richard Rebelo. Ainda tento entender o que me fez em um impulso inconsciente apertar o botão “APAGAR TUDO”. Não só apaguei esse registro, mas todos os outros (muitas horas) que havia na minha câmera. Meu primeiro pensamento é tentar entender por que fiz isso. Sim, porque tenho essa mania de tudo querer entender.

Fiz logo uma relação com o meu objeto de pesquisa. Quase tudo que tenho sobre o Marcio Vianna está na minha memória, ou na de tantos outros que o conheceram ou que trabalharam com ele. Então agora o resíduo/registro da minha performance com o Richard, passa a ser a minha memória (estou sem coragem de dizer a ele que apaguei tudo).

Este é o Richard:

Roubei essa imagem da internet. Se o Marcio Vianna fosse da era da internet talvez eu não estivesse sofrendo tanto com a falta de registros para o meu projeto. Se coloco no google o nome de Marcio Vianna aparecem duas ou três referências, mas se coloco o nome do Richard milhares de vídeos e fotos aparecem.

http://www.richardrebelo.com.br/

Nunca tinha ouvido falar no Richard e agora pela internet descubro que além de atuar em textos clássicos como Ilíada ele também atua em Stand up comedy.

No nosso primeiro contato, por telefone, já me surpreendeu a sua receptividade. Fiquei pensando se eu teria a mesma, se estaria tão disponível para realizar uma performance com uma pessoa desconhecida, se não fosse um trabalho para o mestrado. Marcamos para o dia seguinte, 11 hs, na sua casa em Santa Teresa. Não tinha idéia do que fazer, de forma que assim que saí do carro liguei minha câmera e já fui filmando a sua simpática rua, Monte Alegre. Este é o casarão onde ele mora.



Desci a rua, até a entrada para o seu apartamento. O casarão é do final do séc. XIX. Já foi hotel e agora é dividido em vários apartamentos. Ninguém é proprietário. Richard, sua mulher Patrícia e sua filha Antônia, de 2 anos e 10 meses, vieram de Curitiba, há um ano, para tentar a vida aqui. Patrícia também é atriz, produtora e gosta de treinar Viewpoints.





Nenhum comentário:

Postar um comentário