terça-feira, 18 de outubro de 2011

1º Experimento de Claudia Mele e Alissan

Performance realizada em 05/10/11 na sala 503 do CLA-UNIRIO com a turma da disciplina Potencialização de Afetos na Arte Contemporânea
REGISTRO E IMPRESSÕES POR ALISSAN


_____________________________________________________________________
Adverte-se o leitor para o fato de não se ter conseguido realizar nem um formato, nem uma redação acadêmica para este registro e que a colaboração dos colegas para sua complementação é esperada. O registro não seguiu nenhuma regra, apenas a necessidade da escrita, o que pode ter ocasionado – quem sabe - uma pequenina fuga dos objetivos.
_____________________________________________________________________
Após a formação de duplas, por um sorteio entre os participantes da disciplina, performances com o foco central da potencialização de afetos serão elaboradas e concretizadas no intervalo de uma semana. O próprio estabelecimento das duplas é performático, relacional e de potencializador de afetos: Sorteio entre pessoas, que integram uma turma, mas que mal se conhecem? Pois é... Assim deu-se o encontro entre Claudia Mele e eu. E o prazer, diga-se de passagem, foi todo meu.
Com pouca experiência na arte da performance enquanto artista e ansiando por experiências que ampliassem meu leque de vivências, meu campo de reflexão e argumentação e para experimentar por-me em estado de invenção, não quis me fechar em idéias pré-concebidas, e talvez, “pré-conceituosas”. Resolvi abrir-me a novas experiências para ampliar meu leque de raciocínio e não cometer preconceitos na tentativa de combatê-los.
A potencialização dos afetos tem início já na elaboração da proposta, pois o encontro de duas pessoas que a priori não possuem uma relação propriamente dita e com interesses distintos casam-se em uma conversa de uma hora e meia. Cheguei para a primeira conversa com a Claudia sem certezas, sem defesas, sem medos e também sem propostas. Então, ela começou a relatar imagens que tinha tido como ponto de partida para nossa discussão - estimulada pelo vídeo sobre Ativismo Quântico que assistimos na aula do dia anterior - , sobre seus interesses de trabalho, experiências pessoais de como se ingressou no Instituto de Projeciologia e no estudos destas temáticas (se é que essa é a melhor palavra).
Achei a proposta muito interessantes, pois percebi elementos de conexão da minha pesquisa de mestrado com a pesquisa a ser realizada nesta disciplina, e também – não vou mentir – como São Tomé (ver para crer). Ela falou de formação em roda, de termos a turma como nosso grupo, de estabelecer laços de conexão e relação uns com os outros de maneira não usual focando a potencialização de afetos de forma espiritual. Talvez não use esta experiência e seus desdobramentos como argumentação teórica na minha pesquisa, mas abre meu leque de pensamento, discussão e argumentação.
De certa forma suas idéias, iam ao encontro de alguns dos elementos essenciais do jongo (meu objeto de estudo). A relação estabelecida pelo grupo jongueiro vai além de manter uma tradição dos escravos como mera forma de divertimento permitida por seus senhores como é dito nas linhas de muitos livros de história, mas esta discussão – em suas devidas proporções- seriam cenas para outros capítulos, e para tal, talvez fosse necessária uma regularidade desta proposta.
Voltando, pensando na pressa que vivemos na contemporaneidade, na dificuldade de aprofundarmos vínculos e laços de amizade devido as inúmeras obrigações que temos, nossa proposta estaria em estreitar (ou experimentar uma possibilidade para tal) nossos laços enquanto turma de forma não usual. Uma turma que se vê apenas uma vez por semana poderia prolongar os vínculos através da consciência? Da consciência de si mesmo em e com relação ao outro?
Esquematizamos as idéias verbalmente e eu elaborei um roteiro para nossa performance, pois é uma necessidade minha me organizar desta forma.


____________________________________________________________________________________
ROTEIRO-PROPOSTA DE PERFORMANCE

1)APÓS A MEDITAÇÃO ORIENTADA POR TANIA ALICE, ALISSAN PEDE QUE A TURMA FORME UM CÍRCULO DE COSTAS PARA SEU CENTRO E QUE FECHEM OS OLHOS.
2)ALISSAN PREPARA O OBJETO NO CENTRO DESTA RODA, ENQUANTO CLAUDIA INICIA AS “INSTRUÇÕES”. COM A ORIENTAÇÃO DA CLAUDIA, A TURMA É LEVADA A SE CONECTAR CONSIGO MESMO :
“Concentre-se na parte frontal de sua cabeça, entre as sobrancelhas. Imagine que todo o seu ser está concentrado nesse ponto. (depois de um tempo). Leve agora a sua atenção para o objeto que está no centro da roda. Procure visualizar o objeto em uma tela à sua frente. Procure visualizar o formato, a cor, o tamanho. Continue consciente do ponto entre as sobrancelhas”.
Obs: o objeto escolhido foi o livro “5 paradoxos da modernidade”, pois muitos haviam o manuseado ou visualizado na semana anterior em uma aula de outra disciplina.
4) APÓS ALGUNS MINUTOS A CLAUDIA PEDE PARA QUE DIGAM O QUE MENTALIZARAM ESTAR NO CENTRO DA RODA. “Verbalize o que você vê ouvindo também o que os outros dizem.”
5) ENTÃO PEDE-SE QUE OLHEM O OBJETO: “Ainda de olhos fechados, vire-se para o centro da roda. Dê as mãos às pessoas que estão ao seu lado. Abra os olhos e observe o objeto que está à sua frente . Não faça nenhum comentário. Apenas observe. Feche os olhos novamente.”
6)CLAUDIA RELATA UMA EXPERIÊNCIA EXTRACORPÓREA. Ao finalizar seu relato, Claudia abre espaço para relatos espontâneos de quem desejar falar: “ALGUÉM JÁ VIVEU/EXPERIENCIOU ALGO ASSIM?” (Como não pedimos para as pessoas abrirem os olhos novamente, pode ser que algumas abram os olhos, permaneçam de olhos fechados ouvindo os relatos ou até mesmo falem de suas experiências de olhos fechados mesmo).
7)Ao perceber que os relatos se esgotaram o convite é feito: “E ASSIM, CONECTADOS, A GENTE SE ENCONTRA NO PARQUE LAGE ÀS 2 HORAS DA MANHÃ.”
8) ENQUANTO O CONVITE É FEITO, ALISSAN ENTREGA OS CARTÕES. SE ALGUÉM AINDA ESTIVER DE OLHOS FECHADOS, CUIDADOSAMENTE COLOCA O CARTÃO EM SUAS MÃOS PARA QUE PERCEBAM A FINALIZAÇÃO. Para que não fiquemos explicando demais e fique com excesso de “didatismo oral”, a gente passa esse didatismo para o papel.

O convite no cartão:
Sinta-se convidado para essa proposta de prolongamento de nossa performance. Hoje, antes de deitar para dormir, procure relaxar. Deite confortavelmente, com braços e pernas estendidos, já pronto para dormir. Respire profundamente, retenha o ar por alguns segundos e expire. Espere alguns segundos e repita. Procure manter a respiração nesse ritmo. Imagine uma bola de luz entre as suas sobrancelhas. Imagine você no jardim do Parque Lage, em frente à casa principal. Imagine o horário 2:00 da manhã. Atenção novamente à bola de luz entre seus olhos. Ela preenche toda a sua cabeça e vai descendo pela garganta, peito, barriga, bacia, pernas, pés. Faça esse movimento várias vezes, indo e voltando. Visualize o jardim do Parque Lage. Provavelmente você deve ir relaxando até dormir.
Tomara que todos nós nos encontremos por lá.
Se preferir pode usar os procedimentos propostos no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=MGfZjPVjBFk
Claudia Mele e Alissan


___________________________________________________________________________________
Foi muito interessante o ambiente confiável que foi instaurado ali e que levou algumas pessoas a relatarem experiências tão íntimas, tão suas, que não fazemos em qualquer lugar na presença de qualquer pessoa.
Sobre o objeto ninguém chegou próximo do que ele era de fato. E houve, talvez um erro de cálculo, pois a turma é bem mais numerosa que a da outra disciplina e a maioria não teve contato com o livro recentemente, porém - não sei se meu pensamento está sendo equivocado - o que aconteceu foi muito mais interessante que a presença do livro. Não houve conexão com o objeto, mas houve uma aparente conexão entre as pessoas que falaram objetos de universo muito próximos. Contudo, há diversos pontos de vista para comentar esta experiência e enriquecer esta discussão, já que muitas pessoas a vivenciaram e eu possa estar deixando escapar outros elementos importantes. Fica o espaço para que os colegas comentem este registro hiper pessoal e, talvez por isso, ainda superficial.
Sobre o proposta de prolongamento da performance, gostaria muito que comentassem como foi a experiência para quem tentou. Eu, por falta de experiência meditativa, por estar doente, por não ter sabido fazer ou por tudo isso junto e outros fatores, não consegui estar no Parque Lage na hora marcada. Conta aí como foi para você!

Um comentário: