quinta-feira, 27 de outubro de 2011

FACEBOOK NA REALIDADE X REALIDADE NO FACEBOOK - Gabrielle Windmüller e Paula Vilela

A Performance surgiu da idéia de questionar o uso do Facebook, que hoje possui mais de 600 milhões de usuários, sendo que, muitos deles passam horas diárias diante do computador ou de seus celulares tecendo novas formas de relação social.

Partindo desta proposta, decidimos criar uma Performance que contivesse duas partes.

A primeira parte, intitulada “Facebook na Realidade”, seria o uso do Facebook em momentos de sociabilidade real, momentos improváveis de se utilizar o facebook para se relacionar.

Para essa etapa, optamos pela praia. Seria ali o encontro. Mas alguns problemas técnicos e a falta de aparelhagem fizeram com que optássemos por uma sessão de cinema em casa.

Dentro de um quarto, oito pessoas estavam reunidas para assistir “A rede social”, filme que conta a trajetória do criador do Facebook.

A regra básica era: quando o filme começar, a única forma de comunicação será através do Facebook.

No início era complicado assistir, querer comentar algo e postar no Facebook. Depois isso foi ficando mais tranqüilo.

O interessante foi perceber que com o tempo, parecia legal falar através daquela interface. Era normal aguardar um comentário, curti-lo, respondê-lo, etc...

Foi uma experiência interessante. Acho que ela revelou uma certa resistência inicial, mas ao final, ela se tornou uma brincadeira divertida. Foi possível com ela ter um contato extremo com a ferramenta do Facebook, levando ao máximo a possibilidade de relação virtual.

A segunda parte da Performance leva o título “Realidade no Facebook”. Partimos do dispositivo de “curtir” do Facebook para propor às pessoas que prestassem atenção em seu cotidiano e curtissem algo que faz parte da sua vida real. Em contraste com a facilidade de acionar um botão para opinar sobre vídeos, comentários e fotos, a idéia era que ao longo da semana a pessoa pudesse realmente curtir algo. Um passeio, um vista, um quadro, uma experiência real, vivida.

Fotos "Facebook na Realidade - sessão de cinema":

Fotos "Realidade no Facebook":

Nenhum comentário:

Postar um comentário