quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PAUSA CANÇÃO

Para a 3ª performance sorteei a Ana Rowe, indicação de Claudia Mele. Claudia me informou que ela possuia uma marca de roupas, por volta de 50 anos, e trabalha em seu ateliê no Edifício Odeon.

A princípio pensei em não contactá-la, pegar mais informações com a Claudia e performar realizando intervenções sonoras no ambiente de trabalho dela, sem que ela soubesse que se tratava de uma performance. No entanto, achei mais interessante entrar em contato e ver como se daria o diálogo com uma pessoa que não trabalha com arte. Infelizmente após o contato soube que ela ficaria uma semana fora, e retornaria justamente em uma data em que eu viajaria, ficando fora também uma semana. Estava quase consolado em ter que performar a partir da impossibilidade do encontro, quando soube que minha viagem havia sido cancelada.

No dia em que ela retornou entrei em contato novamente para que pudessemos nos encontrar. Ela no entanto tinha uma disponibilidade de horário muito pequena, pois graças a sua viagem possuia muito trabalho acumulado e os nossos horários quase não batiam. No domingo (06/11), ela me enviou um e-mail dizendo que um cliente havia desmarcado na segunda-feira, e que poderíamos usar esse horário para nos encontrar. Prevendo que seria muito difícil marcar um outro encontro além desse, pedi a ela que me falasse um pouco do seu gosto musical. Ela me disse que gostava de muitas coisas mais citou Lupicínio Rodrigues e Jovem Guarda. Na segunda-feira, imprimi algumas letras dos artistas que ela citou e levei para o nosso encontro. O intuito era que, nessa pequena pausa que ela teria, nós pudessemos aproveitar para cantar músicas que nós gostassemos, e nos desligar um pouco do ritmo corrido do dia-a-dia. Foi o que fizemos, “ensaiamos” algumas musicas e gravamos.

http://soundcloud.com/matheus-rebelo/sets/ana-rowe-e-matheus-rebelo

Essa experiência me lembrou a música A Banda de Chico Buarque (uma das que cantamos), onde uma banda passa, muda a rotina da cidade, muda o humor das pessoas, e depois vai embora e tudo volta a ser como era antes. Em A Afinação do Mundo, Murray Schaffer afirma que a música é a construção de uma paisagem sonora ideal, em contra-ponto à paisagem sonora congestionada das cidades após a revolução industrial. Na canção de Chico Buarque, a banda é um amortecimento no ritmo e na polifonia da cidade. Assim senti minha performance com a Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário