quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Troca de Felicidade - 1a. Performance.


Essa atividade foi idealizada e realizada conjuntamente por mim - Ana Borges - e a Débora Salem. O ponto de partida foi um "brainstorm", mais nutrido pela Débora que por mim, uma vez que em se tratando da minha primeira experiência nesse campo, tudo era novo, diferente e as idéias em relação ao que fazer, como fazer, e de onde partir, me eram, até então, bem abstratas e frágeis. Apostei na consolidada experiência da Débora, listamos alguns temas e ela trouxe uma reflexão sobre a felicidade, a busca das pessoas pela felicidade (muitas vezes de maneira equivocada e sem sentido) e as "pílulas de felicidade" - termo usado pela Débora - criadas pelo mercado, pelas áreas de marketing, disponíveis em abundância no comércio para resolver os problemas e transformar qualquer pessoa em um ser feliz. Está triste? Tome pílula A. Está angustiado? Pílula B. Pele ressecou? Pílula C. O namorado ou marido a traiu? Pílulas D e E e em três dias tudo estará resolvido. Fora do peso? Pílula F. E por aí vai. Qualquer problema pode ser facilmente resolvido, por algum remédio, disponível no mercado para esse fim, e rapidamente, no melhor estilo tabajara, os seus problemas acabaram!

A partir dessa provocação, começamos a discutir a questão da felicidade e surgiu uma curiosidade sobre o que seria felicidade para as pessoas. O que elas entendem por isso e quais os momentos que elas identificam, em suas vidas, como momentos felizes. Foi então que surgiu a idéia de buscar essas informações na rua, pedindo a pessoas que nos contassem histórias de felicidade. Desse ponto surgiu então a pergunta: tudo bem, mas o que elas ganham com isso? E foi nesse ponto que veio a idéia de oferecer a elas alguma coisa (mais tarde definimos que seria um pedaço de bolo de chocolate) em troca da história que elas nos contariam.

A ação foi implementada numa manhã de domingo, na Praça San Salvador, em Laranjeiras. Foram abordadas dez pessoas com perfis os mais variados: homens, mulheres, jovens, idosos, loiros, morenos, de diferentes classes sociais. As histórias relatadas pelos entrevistados - e vinculadas por eles à felicidade ou à interpretação que fazem dela - variaram desde a chegada de um filho ou neto, passando pelo sucesso da filha no vestibular, uma carona inesperada em um momento adverso e pelas lembranças da vida em família citadas por um morador de rua.

A atividade foi registrada em vídeo: ora eu conduzia a entrevista e a Débora gravava, ora invertíamos os papéis.

Anexo tentarei colocar a imagem da folha com a receita do bolo e o link para algumas das entrevistas. Vamos ver se consigo! Estou me sentido feliz por ter chegado até esse ponto do blog.

http://youtu.be/1Td6LArwp34

http://youtu.be/sRk8hcGb3mI

http://youtu.be/KYZtMiInChI

http://youtu.be/XJzdCJEJTOc


Nenhum comentário:

Postar um comentário