quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Deleite Gastronômico - Um jantar de sentidos ampliados - 3a. Performance.

Essa performance está planejada, desenhada e acordada mas, em função de agenda de saúde de uma das partes, sua implementação está em stand by. Há a possibilidade de ser realizada ainda em dezembro mas depende da convalescença do segundo participante. Esta é a ação que envolve uma pessoa sem experiência prévia com performance.

Perfil do participante: homem, engenheiro e professor, 55 anos.

A idéia surgiu de interação entre os participantes. No início de novembro, após uma seqüência de tentativas malogradas de contato e dificuldades nas agendas, conseguimos finalmente marcar um café e nos conhecermos pessoalmente para construir o que poderia ser feito.

Da experiência adquirida em minha longa e consolidada vida como performer - duas ações até agora, realizadas nessa disciplina - procurei conduzir a conversa para entender quais eram as expectativas do meu parceiro nesse projeto, quais as suas áreas de interesse, quais pontos poderiam convergir entre o que ele expunha e o que me atrai e motiva. Uma das questões colocadas por minha dupla foi o desejo de que o que fizéssemos trabalhasse com o maior número de sentidos possível: não apenas o visual, mas também o táctil, o auditivo, o gustativo e o olfativo. Não demorou muito para identificarmos a gastronomia como interesse comum e imediatamente me lembrei de algumas reportagens que li sobre um restaurante que oferece serviço "à cega", salvo engano, em Londres: o ambiente é totalmente escuro e o cliente não sabe o que vai comer. Ele tem que identificar os sabores apenas pelo paladar. Antes de definir o que será servido ao cliente, ele é consultado sobre eventuais alergias ou restrições a algum ingrediente para que esse, se for o caso, não lhe seja servido. A partir dessa convergência e dessa memória, fizemos um rápido desenho do que seria o roteiro dessa performance que será assim estruturada:

No de participantes: oito (quatro casais sendo que cada um de nós estará com seu parceiro e convidará um outro casal).

Data: a definir em função de agenda (se possível ainda em dezembro, se não em janeiro).

Local: minha casa, em Copacabana.

Premissa: quando os pratos forem servidos os convidados estarão com os olhos vendados e serão incentivados a identificar os ingredientes presentes nas receitas.

Afeto do paladar: no menu, meu parceiro fará o prato principal e eu farei a sobremesa. Já definimos o que queremos fazer e há um diálogo (regional e cultural) entre os ingredientes dos dois pratos. Serão servidos vinhos que harmonizam com os pratos.

Afeto da audição: haverá uma trilha sonora escolhida especialmente para acompanhar o jantar.

Afeto do olfato: estamos escolhendo aromas alinhados com o perfil do prato para ser pulverizado no ambiente

Afeto da visão: inicialmente será realizado pela composição/decoração da mesa e flores. Após o jantar, pelas fotos dos pratos e vídeo dos participantes enquanto apreciavam as receitas de olhos vendados.

Afeto do tato: pelo menos um dos ingredientes, in natura, será oferecido para que os participantes possam toca-lo - também de olhos vendados - e tentar descobrir do que se trata.

Tão logo tenhamos realizado, postarei fotos, vídeo, as respectivas receitas utilizadas bem como depoimentos dos participantes convidados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário