UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE LETRAS E ARTES
PPGAC - PROGRAMA DE PÓS-GRADUACÃO EM ARTES CÊNICAS
Mestrado e Doutorado
Professor: Tania Alice
Linha de Pesquisa: Estudos da Performance, do Corpo e da Imagem
Curso: Teatro
Horário: Quarta-feira, das 10 horas às 13 horas
Período: 2011.2
EMENTA
A disciplina oferece uma reflexão teórico-prática sobre a potencialização dos afetos na arte, focando especificamente a circulação dos afetos dentro das manifestações cênico-performáticas contemporâneas. Partindo da interrogação sobre a possibilidade de gerar vínculos inter-pessoais pela prática artística contemporânea, a disciplina visa construir para si mesmo um estado de invenção contínua que não opera dissociação entre arte e vida. Ao invés de pensar a arte somente como uma forma de representar os vínculos, a disciplina visa problematizar a esfera das relações inter-pessoais, sejam elas afetivas, sociais, econômicas e/ou espirituais. A inter-subjetividade é vista como o próprio campo de investigação da arte. Pelo estudo teórico de textos relacionados ao tema e pela prática performática, a disciplina visa investigar maneiras de viver juntos, investigando momentos de socialidade e objetos produtores de socialidades, fornecendo modelos ou alternativas de convivência dentro da perspectiva de construção de uma cultura de paz que se estabelece a partir destas novas relações que revelam falhas do dispositivo social vigente.
BIBLIOGRAFIA
1. ARANTES, Priscila. "Espaço urbano, investigação artística e a construção de novas territorialidades", in Espaço e Performance de Medeiros, Maria Beatriz de Monteiro, Marianna (org.). Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2007.
2. ARDENNE, Paul. Un art contextuel. Paris: Flammarion, 2004.
3. BAFFI, Diego. "Anti-Artigo ou Artigo para a diferença", in Anais do Encontro da ABRACE, 2010.
4. BARTHES, Roland. Como viver junto. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
5. BARDAWIL, Andrea. "Por um estado de invenção", in NORA, Sigrid (org.), Temas para a dança brasileira. São Paulo: Sesc, 2010.
6. BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido - sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
7. BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins Editores, 2009.
8. BOURRIAUD, Nicolas. Radicant - Pour une esthétique de la globalisation. Paris: Denoël, 2009.
9. CERTEAU, Michel de. L'invention du quotidien. Gallimard: Folio Essais, 1990.
10. GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença - o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: PUC. 2004.
11. LEHMANN, Hans-Thiess. O teatro pós-dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
13. LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio ou ensaio sobre o individualismo contemporâneo. Trad. Miguel Serras. São Paulo: Manole, 2005.
12. MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
13. QUILICI, Cassiano Sydow. "Proposições para um diálogo entre artes performativas e o budismo (e um exemplo da ciência). Anais do VI Congresso da ABRACE, 2010. Disponível em: http://portalabrace.org/memoria1/?page_id=19. Acesso em: 15/05/2011.
Cronograma
1. 31/08. Início das aulas. Apresentação do curso e da bibliografia. Compartilhamento das diferentes pesquisas. Definição de zonas de intersecção conceitual entre as pesquisas. Leitura e comentário do texto de Diego Baffi / noção de translato.
Para o próximo encontro: ler texto de Regina Melim e capítulo de H.T. Lehmann.
2. 07/09. Feriado. Leitura do texto de Nicolas Bourriaud (leitura individual).
3. 14/09. Discussão de alguns tópicos do texto de Regina Melim, Bourriaud e Lehmann. A performance como possibilidade de transformação da subjetividade. Neurociência, física quântica e performance. Trechos do documentário "O Ativista quântico" de Amit Goswami. Experiência meditativa.
Para o próximo encontro: ler o texto de Andréa Bardawill.
4. 21/09. Discussão de tópicos do texto de Andréa Bardawill. Visualização de alguns trechos do Abecedário de Gilles Deleuze. Primeiro sorteio.
5. 28/09. Criação performática em dupla. Concepção, elaboração, realização.
Para o próximo encontro: ler texto de Gumbrecht.
6. 05/10. Discussão do texto de Gumbrecht. Discussão sobre o registro. Visualização e discussão dos registros (vídeo, fotografia, texto...). Novo sorteio com pessoas que não participam do curso.
7. 12/10. Feriado. Encontro da dupla para as ações performáticas durante a semana, em um horário a definir.
8. 19/10. Visualização e discussão dos registros (vídeo, fotografia, texto...). A curadoria como performance. Intervenção de Daniela Mattos (confirmar). Para a próxima aula: ler texto de André Carreira e de Priscila Arantes.
9. 26/10. Discussão do texto de André Carreira e Priscila Arantes. Visualização do documentário "Lixo Extraordinário". Sorteio da última dupla.
10. 02/11 Feriado. Encontro da dupla durante a semana para a realização do trabalho performático.
11. 09/11. Apresentação dos trabalhos: pesquisa dos conceitos articulados à prática.
12. 16/11. Apresentação dos trabalhos. pesquisa dos conceitos articulados à prática.
13. 23/11 Apresentação dos trabalhos. pesquisa dos conceitos articulados à prática.
14. 30/11.Trabalho coletivo para a elaboração do glossário performático.
15. 7/12. Avaliação do processo. Discussão sobre a integração dos conceitos na pesquisa de cada um. Encaminhamento das atividades.
Avaliação
Cada aluno irá investigar um conceito específico durante o semestre. Este conceito será articulado na escrita com a prática realizada durante o curso, buscando problematizá-la e aprofundá-la. No dia da apresentação dos trabalhos, estes textos serão entregues e restituídos no dia 30/11, para que possa ser elaborado um glossário performático coletivo, que possa ser de utilidade para a pesquisa individual de cada um.
Conceitos a serem investigados: heterotopia ; performatividade; TAZ; utopia;
afeto; view point; radicant; produção de presença; estética relacional; autotransformação; arte contextual; situacionismo; work in progress; arquivo, entre outros.
Skay art Por Otto pain:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=4j10LWOByZ4
http://www.youtube.com/watch?v=pPeIK3Qvofs&feature=related
OLÁ!!!!
ResponderExcluirPASSANDO PARA FAZER UM TESTE!
E AQUI QUE DEVEMOS POSTAR OS NOSSOS COMENTÁRIOS/ TRABALHOS DA DISCIPLINA?
TEM ALGUM OUTRO LUGAR DO SITE QUE DEVEMOS POSTAR?
SOU MEIO NOVA NESTA HISTÓRIA DE BLOG!
BEIJOS E AFETOS A TODOS!
GABRIELA CHIARI.